
Raid TT – Vale Mágico do Vouga e a Serra da Freita
Uma epopeia de todo terreno que vai ligar o denso Vale do rio Vouga até ao topo da mais alta cascata de Portugal Continental, em plena Serra da Freita!! Um percurso com mais de 85% fora de estrada, que inicia na localidade de Macinhata do Vouga e termina na Aldeia da Mizarela na Serra da Freita.
Iniciamos com a recepção e visita no Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Macinhata do Vouga, onde além de um café e um belo bolo caseiro, vão poder conhecer antigas máquinas ferroviárias, uma delas com mais de 100 anos de trabalho!!! Um autêntico regresso ao passado! Pelo meio visitamos uma das mais bonitas cascatas de Portugal, a cascata da Cabreia!! Para repor as energias, vão ter um fantástico reforço regado com espumante da Bairrada, e quase a terminar um almoço tardio onde a gastronomia local e tradicional da Serra da Freita fará as delícias de todos!!
O Percurso
Num percurso com cerca de 50 km, linear, com mais de 85% fora de estrada, de nível fácil/médio, acessível a qualquer jipe 4×4 com caixa redutora. Vamos cruzar pelas margens do Rio Vouga, para mais tarde nos juntarmos ao Rio Mau. É junto a este rio selvagem que vamos cruzar as ruínas das Minas do Braçal inicialmente exploradas por romanos e em atividade até 1958! Chumbo e prata foram os principais minérios ali extraidos!! Agora, num complexo de ruinas, existe uma flora luxuriante, onde a floresta abunda e os fetos e musgos pintam o leito do rio e as velhas paredes em de tons de verde. Posteriormente vamos visitar aquilo que pode ser o Ex-Libris deste passeio, as mágicas e poderosas Cascatas da Cabreia, um local fantástico que vale a pena uma paragem estratégica para brindar com uma taça de espumante esta maravilha da Natureza!!! Sensivelmente a partir dos 30 km, já estaremos na Serra do Arestal, com uma flora composta de manchas importantes bosque primitivo, principalmente nas zonas húmidas, constituindo um refúgio de excelência dos carvalhais e bosques caducifólios, em que os castanheiros, azevinho, loureiro e medronheiro são espécies que se destacam. Pelo km 40 entramos na zona cimeira da Serra da Freita onde a vegetação rasteira marca presença!!!
Gastronomia
Iniciamos com um belo café acompanhado de um bolo caseiro para repor as energias da viagem!! Pelo meio um pequeno almoço tardio, onde o bolo doce de Anadia e a Broa do Caramulo fazem as delícias da mesa!! Um belo queijo serrano, doces caseiros e um café bem forte preparado na madrugada para acordar o dia acompanham na mesa!! Espumante da Bairrada não vai faltar, para brindar a mais um grande dia de Todo Terreno!! O almoço será em modo tardio e não marca o fim da nossa viagem! Por questões logísticas almoçamos a cerca de 8/9 km do final! Iniciamos com os sabores das moelas, chouriça e morcela da região, e concluímos com uma belos Rojões à Lavrador feitos à moda da Freita!!! Para finalizar, adoçamos a boca com um saboroso leite creme caseiro à moda da casa!!
Evento no Facebook com fotos e mais descriçõesPonto de Encontro e Horários
08:45 – Ponto de Encontro/Inicio – Macinhata do Vouga – Museu Ferroviário Nacional
Café e Bolo Caseiro para ganhar energias pela manhã
Briefing e Entrega de Lembrança
Pelas 09:15 inicia a visita guiada a este fantástico espaço!! Um regresso ao passado!!!
Saída pelas 09:45 sensivelmente
11:00 – Hora prevista para o pequeno almoço, fornecido pela Organização. Bolos caseiros, bolo doce de Anadia, queijo da serra, marmelada e doces caseiros, chocolate para os mais novos, e um belo café!!! Para acompanhar um belo espumante fresquissimo da Bairrada!!
13:00 – Hora prevista para visitar as Cascatas da Cabreia
14:30/15:00 – Hora prevista para o nosso almoço
16:30 – Hora prevista para saída do almoço e subida final à Serra da Freita!!
17:30 – Hora prevista para o final, em plena Mizarela, onde brindaremos ao final de mais um grande dia!!!
Inclui:
- Recepção em Macinhata do Vouga no Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Macinhata do Vouga
- Café e Bolo Caseiro de Boas Vindas
- Visita guiada ao Museu Nacional Ferroviário – Núcleo Museológico de Macinhata do Vouga
- Reforço da manhã com Bolo Doce de Anadia, Queijo, doces, Broa do Caramulo, sumos, café, e um maravilhoso espumante da Bairrada!!!
- Almoço: Iniciamos com os sabores das Moelas, Chouriça, Morcela e Azeitonas locais, e passamos depois para Rojões à Lavrador da Serra da Freita. Para finalizar antes do café, um belo leite creme caseiro para deixar a boca doce!
- Lembrança + Autocolante personalizado
- Brinde no final!!
- Percurso Guiado em modo caravana
- Reconhecimentos do percurso duas vezes
- Cedência de Walkie Talkie para cada jipe
- Cedência do Percurso por GPS
- Seguro de Responsabilidade Civil e Acidentes Pessoais
- Todas as Licenças do evento
Valores para participantes na sua própria viatura:Inscrições e Pagamentos até 10 de Maio
- 0 – 5 Anos – Grátis
- 5 – 10 Anos – 30,00 €
- 13 – 99 Anos – 80,00 €
Inscrições e Pagamentos entre 11 de Maio e 21 de Maio
- 0 – 5 Anos – Grátis
- 5 – 10 Anos – 30,00 €
- 13 – 99 Anos – 85,00 €
Valores com IVA incluído
Para grupos de 4 pessoas adultas, mesmo em carros diferentes, o valor especial é de 75,00 €. Basta fazer referência na ficha de inscrição no separador Equipa. colocando o mesmo nome.
Pagamento:
- Pagamento da Totalidade no Ato da Inscrição
- Por MBway – 966495838
- Ou por Transferência Bancária: PT50 0045 3270 40333360990 91
- Envio do comprovativo para storybuggies@gmail.com ou por Whatsapp para 966495838
- Data limite de Inscrição 21/05/2025
- Evento sujeito a um numero máximo de 20 Viaturas
- Evento sujeito a um numero mínimo de 6 Viaturas
Podem ver aqui uns registos no nosso último passeios!
INFORMAÇÕES IMPORTANTESA legalidade de circulação na via pública da viatura do cliente nos termos da lei em vigor, é da sua exclusiva responsabilidade.
Os trilhos escolhidos aquando da prospeção garantem um progressão sem vegetação muito invasiva. Neste percurso são feitos dois reconhecimentos, sendo o percurso com um mix de caminhos velhos com vegetação, e outra parte por caminhos mais abertos, não se responsabilizando a organização por eventuais danos nas viaturas, decorrentes da vegetação existente no local.
O nível de dificuldade apresentado é apresentado com base na nossa primeira prospecção, sendo que foi feita com um jipe 4×4 de origem, com recurso a caixa redutora e sem necessidade de esforços “brutos” da máquina.