
Caminhada – Na senda do Volfrâmio
Imponente e com uma beleza fora de série, a Serra da Arada pertence ao maciço da Gralheira, fazendo a divisória entre os Rios Paiva e Vouga. De vales profundos com rigueiras encantadas, até ao vasto horizonte alcançado no seu planalto, vamos viver um percurso com história relatada nas paredes da aldeia desde 1808 e uma beleza só comparável com a sua adversidade!!
Um percurso com uma dificuldade física alta, com uma quantidade considerável de subida! Uma subida com um encanto paisagístico fantástico, num trilho que têm tanto de brutal como de exigente. Uma dificuldade proporcional à beleza do mesmo!!!
O Trilho
Com início e fim na aldeia de Rio de Frades, o trajeto segue junto ao rio com o mesmo nome da aldeia, subindo por entre casas e currais de xisto encastrados nos patamares de quintais do fundo da aldeia. Vamos subir na direcção da Aldeia de Cabreiros, num estreito trilho outrora usado no transporte do volfrâmio, entre a extração e a zona de armazenagem na aldeia.
Vamos fazer alguns excertos de percursos pedestres oficiais como o PR8, e não oficiais como o Trilho do Juízo Final e outros criados por algumas Associações, existindo ligações populares entre eles.
São 13,5 kms de percurso, com uma subida inicial com cerca de 3,5 kms, suavizando depois na direção do planalto entre os 800 e os 950 metros de altitude. A partir do km 7,5 começamos a descer até ao final deste fantástico percurso, com a Serra de Montemuro como paisagem!!! Uma descida fantástica onde todo o cenário deixa-nos em constante admiração!!
A bucha final
A vida de mineiro estava longe de ser fácil. Tempos difíceis levava ao desenrasque e comidas fáceis de confeccionar. No final da nossa caminhada vamos ter um repasto à antiga, uma sopa à mineiro, acompanhada por rojões, moelas e pão da serra. Para acompanhar vinho da casa, sumos e café no final.
Pormenores:
Início: Rio de Frades 09:00
Dificuldade: Alta
Dificuldade: Alta
Percurso: Guiado
Percurso: Circular
Início: Aldeia de Rio de Frades
Local de Encontro: Tasquinha Mineira Rio de Frades para café
Encontro 08:45 hr, saída pelas 09:00 hr
Horário previsto para almoço: Entre as 13:30 e as 14:30 sensivelmente.
Número mínimo de participantes: 12
Número máximo de participantes: 30
Idade Mínima de participação: 12 anos
Valor por pessoa: 30,00 €
Inclui:
– Inclui Seguro de Responsabilidade Civil
– Inclui Seguro de Acidentes Pessoais
– Inclui Percurso Pedestre Guiado
– Inclui Café de recepção
– Inclui Café no na paragem para reforço
– Inclui todas as licenças
– Inclui Guias
– Inclui Bucha Final em Restaurante local.
Os únicos pontos de água no percurso são ao km 3,5 e 5,2, pelo que devem ir prevenidos.
Devem levar um pequeno reforço, pois vamos fazer uma paragem para sensivelmente ao km 5, onde oferecemos um café bem quentinho (devem levar copo), e outra paragem ao km 7,5 para apreciar as vistas!
Data limite de inscrição: 06 de Fevereiro de 2025
Devem ir equipados para o clima de montanha e as condições climatéricas que se farão sentir na data!